O MERCADO realmente DESCONFIA da Formação no Ensino a Distância?


Quando encontro algumas manifestações sobre desconfiança do Ensino a Distância, informando que é o "mercado", fico muito desconfiado da fonte desta informação.
No momento que o país atravessa, de aquecimento da economia, temos grande dificuldade de encontrar profissionais com capacidade técnica para desenvolver algumas tarefas nas organizações.
Muitas vezes, anunciamos a vaga com o perfil e pré-requisitos para ocupação da vaga, e surge alguns candidatos desafiando o entrevistador sobre seus conhecimentos. A maioria das vezes o melhor candidato é aquele que se submete ao ensino a distância (separado do seu "instrutor") e colhe as informações de formas variadas e constrói o seu conhecimento.
Independente se a formação foi realizada em cursos presenciais, ou através do método de Educação a Distância, o que vale para o mercado é a comprovação do conhecimento do candidato através de entrevista, testes psicológicos, além de desafios técnicos.
Estamos debatendo processos que não são a causa da construção do conhecimento, e sim apenas um método, e qualquer aluno, dependendo do seu interesse, pode construir ou não sua formação.

Prof. Samuel Correia

Um comentário:

  1. Estamos vivendo um período que as pessoas não sabendo lidar com o volume de informações que chegam a sua caixa de e-mail ou nas manchetes do portais acabam tirando conclusões superficiais, sem buscar informações mais detalhadas sobre o tema, acabam dando palpites ou tirando conclusões apenas em manchetes ou matérias curtas que não se preocupam na repercussão do tema. O EAD a muito tempo sinalizada como sendo um dos métodos de Educação que tende a auxiliar e muito nosso País a levar Educação com qualidade a um grande número de brasileiros de todas as faixas etárias.

    ResponderExcluir